terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Meus Livros preferidos Para Investir na Bolsa

( Esta Pagina está em Contrução )


Jesse Livermore, o investidor que inspirou Martin Zweig um dos meus investidores preferidos. Classificava os investidores em 4 categorias:
The Beginning Sucker ( Pateta a iniciar-se ) : Leu pouco sabe pouco
The Semi-Sucker ( Semi-Pateta ) : Leu livros sobre trading – normalmente escritos por Patetas mais credenciados. Consegue enunciar frases celebres relativas aos mercados de capitais, no entanto não consegue ver a diferença entre ler livros ter experiencia de mercados. Perde dinheiro mais lentamente que o Beginning Sucker por já ter aprendido algumas regras básicas sobre trading.
The Wall Street Fool ( Tolo de Wall Street ) : Sabe o suficiente para lucrar com a aplicação das sua regras de “trading”. No entanto deixa-se levar pelos sentimentos do mercado, negoceia mais do que deve e perde a sua vantagem sobre o mercado.
The Higher Grade Sucker : Ganha dinheiro a vender livros acerca dos mercados por não conseguir ganhar dinheiro com o mercado.

Pelos menos de ler pouco não me podem acusar. Agora semi-pateta sou de certeza pois vários foram os livros que já li quer de The Higher Grade Sucker quer de The Wall Street Fool, no entanto na maior parte dos casos detes últimos tratam-se de “fool” que bateram o mercado anos seguidos ( Peter Lynch, Martin Zweig ) ou essa lenda viva, Warren Buffet, neste caso mais propriamente livros recomendados por ele.

Financial Shenanigans: How to Detect Accounting Gimmicks & Fraud in Financial Reports, Second Edition (Hardcover)

A razão de comprar este livro prende-se com o objectivo familiarizar-me com conceitos financeiros. De formação em Engenheiria Eletrotecnica muitos dos conceitos financeiros são/eram completa novidade para mim. Escolhi este livro por varias razões sendo que a principal era a abordagem das questões era feita com casos práticos, o que tornava a leitura mais motivante. Alem disso ficaria por dentro de algumas da técnicas de contabilidade criativa mais utilizadas o que me poderiam ser muito útil ao ler a documentação enviada pelas empresas ao SEC.
O objectivo de me familiarizar com os conceitos financeiros foi alcançado. Algumas das técnicas de contabilidade criativa foram apreendidas. No entanto existe a maneira ideal de invertir na bolsa e a possível como em quase tudo na vida. Analisar toda a documentação enviada pelas empresas ao SEC consome muito tempo e este é finito e escasso. Depois a contabilidade se é criativa, foi desenvolvida por alguém pago a peso de ouro por se muito “criativo”, Wall Street está cheiro de gente esperta e se eles não descobriram essas técnicas não sou eu com a minha intelegência e experência que vou descobrir.
Para me precaver destas praticas contabilísticas desenvolvi outras técnicas.
1. Dar preferência a empresas em que os administradores têm grandes lotes de acções.
2. Estar Atento ás transacções de acções efectuadas pelos Insiders
3. Estipular um Stop Loss para cada acção, e desconfiar quando a acção tem dificuldade e passar determinado valor.
4. Ser mais exigente na qualidade das empresas em que se investe; Ex: Ser líder de mercado, estar em rápido crescimento, negócios fáceis de compreender



The Financial Numbers Game: Detecting Creative Accounting Practices

O mesmo género de livro que o anterior, comprei e li pelas mesmas razões.


Financial Statement Analysis: A Practitioner's Guide, 3rd Edition

Comprei pelas mesmas razões dos anteriores, familiarizar-me com conceitos financeiros. É diferente dos anteriores pelo facto dos anteriores debruçarem-se por contabilidade criativa e este não.


Common Stocks and Uncommon Profits and Other Writings


Beating the Street


Bull's Eye Investing: Targeting Real Returns in a Smoke and Mirrors Market


One Up On Wall Street : How To Use What You Already Know To Make Money In The Market

O director do Fidelity Magellan Fund durante a decada 80, ( deixou este emprego em Maio de 1990 ). Aquém diga que foi uma brilhante saída. Brilhante não foi pois perdeu a extraordinária década de 90 em que o Down foi de 2400 aos 11000 foi sem sombra de duvida a melhor década para estar nos mercados. Mas que a Década de 80 tambem foi boa foi. Certinho e direitinho foi o retorno de 2510% que ele alcançou quando o S&P valorizou 500% Peter Lynch defende que o investidor amador pode facilmente bater Wall Street, e eu concordo. Pois o que ele defende é que se invista em negócios que investidor facilmente identifique como bons negócios no seu dia a dia. O Exemplo mais recente foi a Crox, umas sandálias que toda a gente quis ter, a Apple a Research in Motion etc, etc.
Peter Lynch direccionava os seus investimento para negócios de produtos de eleição na sua família. “Put the money where you mouth is”
Muito boa a analise que faz dos negócios. Aconselha a que se invista sempre em negócios muito fáceis de perceber e evitar negócios apelidados de next big thing (Exemplo actual as empresas de energia solar). Alerta também para os negócios com crescimento extraordinário dos lucros e a dificuldade de manter esse crescimento.
Alerta para a análise dos números criticando que compra acções pelo preço ignorando o P/E e principalmente o PEG. Aconselha também a não dar muito valor ao P/B pela dificuldade que é avaliar correctamente certos “assets”. Fica no entanto o aviso que importante é a história contada pela empresa mais do que os números, ou como ele diz se investir fosse só analisar números os melhores investidores eram os matemáticos.
De tanto importância que dá à analise das empresas aconselha mesmo a ignorar as questões económicas e como considera que é impossível prever a evolução do mercado no médio longo prazo defende que se deve investir em acções de uma forma metódica ex. todos os meses comprar acções, sendo que deve-se simplesmente rodar as alocações da carteira pelos vários tipos de investimento que ele cataloga como fast growers, slow growers and stalwarts.
Discordo com ele neste ponto acho que sem acertar correctamente no “timing” do mercado podem-se fazer boas aproximações, como por exemplo a actual conjuntura era de prever para quem segue as notícias económicas à um ano a esta parte. E acrescentando esta tentativa de prever entradas e saídas de dinheiro do mercado podem-se melhorar os resultados obtidos pela sua abordagem do mercado.
Agora que a maior parte das vezes que vendo um titulo que comprei com base na analise à Peter Lynch simplesmente porque está a descer e fiquei com medo arrependo-me vários são os exemplos neste blog. Nada como uma boa empresa.


Learn to Earn : A Beginner's Guide to the Basics of Investing and Business


Martin Zweig Winning on Wall Street

Especulador puro, muito preocupado no entanto em nunca perder dinheiro. Quando o mercado estava a cair 22% no dia 19 de Outubro de 1987 ele viu o valor do seu portefolio de investimentos valorizar 9%. A primeira vez que li este livro, com a minha tendência para o investimento vs especulação achei este livro uma verdadeira “porcaria”, (desculpem a expressão), considerei mesmo que os caso apresentados por ele eram pura sorte. Algum tempo atrás voltei a lê-lo. A última edição data de 1997, ao analisar os seus métodos para fazer “timing” do mercado verifiquei que tínhamos sido alertados para a queda dos mercados no dia 11/09/2001, e fiquei estupefacto. Quem segue 0s seus métodos para fazer timing do mercado ganhou muito dinheiro no 11/9 quando a grande maioria estava a perder…. Desde ai passei sempre a olhar para os seus métodos. Não de uma forma fundamentalista, mas sim sempre como ponto de partida.
Ao contrário do meu investidor preferido Peter Lynch, Martin Zweig na sua escolha de acções não leva em consideração o que percebe do negócio, basta-lhe a análise do momentum da empresa. A sua maneira especulativa de estar no mercado leva-nos a sair do mercado por completo em certas alturas, discordo pois existe o mercado e existem empresas, e se as empresas estão com os negócios de vento em poupa podemos perder óptimas oportunidades de negócio. No entanto é sempre bom ter um stop loss.


Bull! : A History of the Boom, 1982-1999: What drove the Breakneck Market--and What Every Investor Needs to Know About Financial Cycles
Sold


Exepcional!!! Não resisti a começar este comentário com esta palavra.
Este e os 3 próximos livros desta listagem comprei-os por serem sugeridos na carta aos investidores do Warren Buffet referentes á apresentação de resultados de 2003.
Difícil vai ser não começar os comentários dos outros 3 livros com esta frase. Também o que era de esperar de um livro recomendado por um/o investidor Excepcional que é Warren Buffet
Este livro explica as razões do Bull Market de 1982-1999, resumindo-as a entradas e saídas de dinheiro dos mercados. Aconselha mesmo a entrar e a sair do mercado consoante o dinheiro está a entrar sair ou a sair no mercado. Para a autora mais do que acções existe o mercado e só tem interesse estar no mercado quando este está a viver um Bull Market. Devendo este ser abandonado durante os Bear Market.
Muito boa na minha opinião é a explicação para a queda de 87.


The Intelligent Investor: The Definitive Book On Value Investing

Como não podia deixar de ser, um livro sobre Value Investing. É provavelmente o clássico dos clássicos aqui revisto e actualizado para a bolha das dot.com.
Ao contrário do anterior aconselha-nos a ignorar o mercado e a focalizarmo-nos em empresas e no valor das suas acções.
Mais do que ganhar o livro focaliza-se em não perder por isso um livro direccionado para o investimento onde a especulação é desaconselhada, e especulação é comprar acções de empresas especulando um forte crescimento dos lucros.
Para o autor o investimento deve ser direccionado pelos resultados anteriores da empresa. Sem sombra de duvida uma estratégia que garante poucas perdas mas que nos retira a hipóteses de ter em carteira títulos com valorizações superiores a 100% anuais. Com esta estratégia nunca teríamos comprado títulos como a DELL, Medtronic, CISCO, Amazon, Chico, Guess, etc e desperdiçado valorizações de 400x ou mais.
Interessante também é a maneira como nos alerta para certas “estratégia”, receitas para investir que nos são apresentadas por alguns média como receitas de resultado certo e que obviamente não o são. Alerta-nos por exemplo para a falsidade que é a frase “o investimento em acções no longo prazo é o melhor investimento”. Isto pode ser falso como se pode demonstrar, pois vários são os títulos que nunca voltaram a atingir máximos anteriormente alcançados, por isso uma carteira onde estes títulos predominam, comprados na altura errada desmontam esta teoria


The New Buffettology: The Proven Techniques for Investing Successfully in Changing Markets That Have Made Warren Buffett the World's Most Famous Inves


Smartest Guys in the Room: The Amazing Rise and Scandalous Fall of Enron

Livro onde é explicado o caso Enron. Muito bom. Alerta-nos para a necessidade de compreendermos os negócios que estamos a comprar, assim como os accionistas podem ser completamente desprezados pelos gestores, pela ganância e ambição destes.


In an Uncertain World: Tough Choices from Wall Street to Washington
Sold by


Escrito pelo Secretário de estado do Tesouro do meu presidente Americano Preferido Bill Clinton. Dá-nos uma óptima imagem de como as coisas se processam na Real Politik. É nos demonstrado o empenho dos políticos na resolução dos problemas financeiros mundiais.
Robert Rubin que foi um quadro do Goldman Sachs antes de ser secretário do Tesouro fala-nos também dos seus tempos em Wall Street.
Após ter deixado a Secretaria de estado tornou-se Charmain do Citigroup. Para quem leu o livro, e é alertado para os perigos do sistema financeiro actual é incrível como é que o Citigroup perdeu o que perdeu na recente crise do subprime nos EUA


Buffettology: The Previously Unexplained Techniques That Have Made Warren Buffett The Worlds


You Can Be a Stock Market Genius : Uncover the Secret Hiding Places of Stock Market Profits

Sem comentários:

Enviar um comentário